Apresentação

“Importante numa escola é que ela identifique as verdades, belezas e virtudes a que dá valor e que dedique todo o seu trabalho para que seus alunos cheguem às suas próprias sínteses”.

Há 21 anos o Colégio Objetivo mantém uma proposta educacional inovadora.

A qualidade do ensino/aprendizagem relaciona-se às experiências e ao conhecimento construído: saber, saber fazer e ser. O conhecimento compõe uma rede de relações significativas, é contextualizado e trabalhado de forma interdisciplinar. O aluno desenvolve atitude de busca constante: pesquisa e analisa os dados, explicita seus pensamentos, depara-se com outras maneiras de pensar, fundamenta suas opiniões, lê criticamente a realidade, soluciona problemas, enfrenta desafios, cria alternativas… Forma a consciência de que estudar e aprender é uma prática da vida. Nossa metodologia oferece possibilidades de interação e construção para que o aluno, pelo pensamento e ação, desenvolva habilidades que compõem as competências imprescindíveis a sua vida.

As novas tecnologias são ponte entre o conhecimento e os alunos. O professor fornece parâmetros que orientam o seu uso eficaz e ético, o que, na educação, faz toda a diferença.

As artes realizam a formação estética e cultural: a sensibilidade complementa a racionalidade. O aluno vivencia modalidades artísticas: Artes Visuais e Corporais, Música, Teatro e Fotografia até o Ensino Fundamental e no Ensino Médio, Design, Cinema e Produções em Multimídia. A consciência corporal e o esporte são muito valorizados. Brincadia, Jogos da Primavera e Olimpíada são eventos anuais.

Para a capacitação e a atualização do professor, há uma estrutura de formação: Colegiado Pedagógico, coordenadores de área e orientadores educacionais. Reuniões semanais viabilizam troca, discussão, planejamento e trabalho em grupo.

A escola é espaço privilegiado para o conhecimento de si e do outro. Os princípios e valores norteiam as atitudes, através da compreensão crítica, convívio, afeto e percepção do outro. Nas relações cotidianas, vivencia-se o compromisso com as regras, resolução de conflitos, diálogo e consequências. As atividades solidárias, sociais e políticas integram o currículo.

A avaliação é feita durante o processo para reorientar professor e aluno. As produções do aluno (atividades, trabalhos e provas) estão sob o olhar do professor; são avaliadas diante dos objetivos. Os simulados do ENEM e dos exames das principais universidades fornecem, também, parâmetros avaliativos.